sexta-feira, 14 de maio de 2010

Salada de berinjela


                                           




 SALADA DE BERINJELA




Ingredientes



3 berinjelas médias

1 pimentão amarelo grande

1 pimentão vermelho grande

1 pimentão verde grande

4 cebolas médias

1 maço de manjericão

Azeitonas verdes fatiadas (usei 100g)

Passas sem sementes, pretas ou brancas (usei 50 g)

1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco

1 xícara (chá) de azeite de oliva

Orégano

Sal



Modo de fazer



Depois de bem higienizadas corte as berinjelas em quatro pedaços pelo sentido do comprimento e torne a cortar cada pedaço em quatro ou cinco. Deixe-os numa mistura de água com um pouco de sal (1 colher de sopa) e um pouquinho de vinagre enquanto corta os demais legumes.

Corte também os pimentões em pedaços grandes, do tamanho das berinjelas. Descasques as cebolas e corte-as em quatro partes.

Escorra bem as berinjelas e coloque-as numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados. Junte

Metade do maço de manjericão (só as folhinhas) tempere com sal (use pouco) junte todo o vinagre e apenas 1/4 de xícara do azeite de oliva.

Leve ao forno preaquecido e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos (a minha levou mais 20).

Se tiver duvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um grafo, elas devem estar macias e no fundo da assadeira ainda haverá um pouco de vinagre.

Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junte as passas, as azeitonas, orégano a gosto e o restante do azeite, misture e corrija o sal se necessário. O restante das folhinhas de manjericão pode ser acrescentado agora ou somente no momento de servir.

Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.





Na foto que você visualiza acima não está toda a quantidade que rende dessa salada pronta, eu acredito que ela deva servir umas 10 pessoas tranquilamente. Rende muito bem

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Berinjela e as duvidas e certezas


                                       

                              
                            


O suco foi preparado com 100 g de berinjela e 70 ml de água batidos no liquidificador por 5 minutos. O resultado é uma bebida com 7 calorias e 0,5 g de fibras. Depois de 15 dias recebendo esta preparação, observou-se a redução de 19% do colesterol plasmático; diminuição das LDL em 29%; redução dos triglicérides em 38%.
Matéria Cedida por pesquisadores da USP


 Grande fonte de minerais e de vitaminas, a hortaliça pode ter a propriedade de ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue

A redução da mortalidade por doenças coronárias ocorrem quando há diminuição do colesterol plasmático, recuperação dos estragos das paredes das artérias causados pela placa de gordura e a estabilização do quadro. Tal situação é mais importante do que aumentar o diâmetro da artéria entupida com a placa de gordura.



Por isto é IMPORTANTE que  você va Buscar ajuda Médica, mas  como  onde  há fumaça  há fogo.
Também vamos usar esta receitinha que afinal mal nenhum  nos fará.

 Popularmente, acredita-se que a berinjela tenha efeito sobre a redução do colesterol e algumas doenças cardiovasculares. Alguns estudos realizados em camundongos revelaram, de fato, uma capacidade de diminuição dos níveis de colesterol no organismo desses animais. Entretanto, os poucos estudos realizados em humanos não obtiveram os mesmos resultados, não havendo, portanto, comprovação científica para essa propriedade da hortaliça.

Na culinária, é um ingrediente muito versátil. Pode ser consumidas cozida, grelhada, assada ou ensopada. Além disso, podem incrementar saladas e omeletes. Durante o preparo, algumas desenvolvem um sabor amargo, que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la.




Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é pequena, porém, na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco plástico. os frutos são melhor conservados quando mantido o cabinho (pedúnculo). A berinjela pode, ainda, ser congelada: lave e corte-a em fatias ou cubos. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, no vapor por 3 minutos ou no forno de microondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois de congelados, armazene os cubos em sacos plásticos.

As Propriedades da berinjela


                                           
                                                                         



A beringela (ou também berinjela no Brasil) é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimento, da batata e do tomate. É sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.




História

Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental na Índia há cerca de quatro mil anos tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes na Espanha, pois eram e são grandes apreciadores desse fruto.



Tipos

Existem vários tipos desse fruto que diferenciam-se pela sua cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.



De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve. No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde.



Uso medicinal

Estudos recentes demonstram que a berinjela tem mostrado eficácia no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol. Recentemente, uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo, revelou que a beringela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. Porém, ainda não se sabe qual oprincípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na beringela.





A berinjela: os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo



Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo, para previnir alguns males referentes ao fluxo sanguineo.



Tambem é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.



É tambem muito digestiva, nutritiva e laxante, por ese motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da beringela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.



DICA

Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saude. Usar 15 dias e descansar um semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.



DICA

As melhores beringelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.







Uso culinário

Pode ser usada no preparo de pratos como o cuscuz, suflê, torta, salada, recheada, entre outras várias formas na cozinha. Também é muito boa para fazer lasanha.



Curiosidades

Com a beringela é possível fazer tortas de sabor agradável. É vendida em pó como fitoterápico.



Cozida, frita, assada ou grelhada, a beringela combina bem com pimento, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um óptimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas.



Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.



Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas.



Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Patê de Berinjela


                                            



Patê de Berinjela


Ingredientes:

2 berinjela grandes

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de sobremesa de sal

1 pimenta vermelha

1/2 xíc. de vinagre

1/2 xíc. de azeite

100 g de azeitona verde

1 xíc. chá de cheiro verde



Modo de preparo:

Corte as berinjelas em quatro, cozinhe e escorra bem a água (com o espremedor de batatas ou uma peneira), coloque no liquidificador, adicione os outros ingredientes e bata, leve ao fogo para tomar consistência e após coloque em potes esterelizados e cubra com azeite.



Dicas:

- Lavar bem os vidros em água com sabão e depois ferva em uma panela com água, deixe por uns 2 minutos na fervura, desligue, seque e utilize.

Petiscos de berinjela

                                           
    

Berinjelas fervidas em agua e sal fatiadas e recheadas  com tomates sêcos
Corte-as  ferva-as em agua e sal
 Recheiei com tomates  secos regue  limão e azeite e  leve  para a geladeira
Exelente para acompanhar churrasco.

Berinjela à parmegiana




                              2 (sopa) de queijo ralado

1 (sopa) de salsa picada

3 berinjelas cortadas ao meio em tres partes, tire as sementes

Farinha de trigo (o suficiente para passar as fatias)

1 litro de molho pronto de sua preferência

600 gramas de mussarela fatiada

2 ovos batidos

Sal a gosto

Óleo para fritar
 Mas levo direto ao forno, fica  mais leve



Aquecer o óleo e colocar as fatias de berinjela passadas na farinha de trigo, nos ovos batidos com o queijo ralado, a salsa e o sal. Fritar as fatias dos dois lados rapidamente e escorrer em papel absorvente. Montar a berinjela em refratário retangular, alternando o molho, berinjela e a mussarela ralada.

Dica: Para a receitar ficar mais light,não empane e nem frite as beringelas                              

Caponata de berinjela









                   
A Caponata (prato do sul da Itália, feito com berinjelas, tomates, cebolas, azeitonas, alcaparras, folhas de aipo ou salsão, azeite de oliva) Apenas corte e misture tudo em uma forma e leve ao forno por 30 minutos, harmoniza com vinhos brancos jovens, do sul da Itália ou franceses como os Muscadet Sur Lie.


Lazanha de berinjelas


                                     





  Ingredientes:




3 berinjelas médias



500 gr de mussarela fatiada



100 gr de queijo parmesão ralado



Molho bechamel: 4 colheres de sopa de manteiga, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 litro de leite , 1 colher de café de sal e noz moscada à gosto. Frita a farinha de trigo na manteiga e depois junte o leite. Mexa com o fuê em fogo baixo para não empelotar. Tempere com a noz moscada e o sal.



Molho de tomate: 4 kg de tomate bem maduro, 2 latas de tomate pelado, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho, 2 pimentas, 4 colheres de sopa de azeite, 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal. Fervente o tomate. Retire o tomate 2 minutos após a água levantar fervura. Retire as peles e as sementes. Corte grosseiramente juntamente com os tomates pelados. Refogue no azeite a cebola, o alho e a pimenta. Acrescente os tomates e refogue. Junte o louro, o açúcar e o sal e deixe apurar por mais ou menos 30 minutos.



Modo de preparo:



Cortar a berinjela no sentido vertical, em fatias bem finas.



Passar sal nas fatias e dispor as mesmas como se fosse uma fogueira (conforme foto abaixo).



Colocar o máximo de peso que conseguir em cima das berinjelas durante 6 horas para que elas desidratem.



Passar as berinjelas na fio de azeite com alho para dourar.



Colocar no refratário as camadas dos ingredientes na seguinte ordem:



Molho de tomate/ Berinjelas/ Mussarela/ Molho bechamel/ Molho de tomate/ Berinjelas/ Mussarela/ Molho bechamel/Molho de tomate/ Parmesão ralado