sexta-feira, 14 de maio de 2010

Salada de berinjela


                                           




 SALADA DE BERINJELA




Ingredientes



3 berinjelas médias

1 pimentão amarelo grande

1 pimentão vermelho grande

1 pimentão verde grande

4 cebolas médias

1 maço de manjericão

Azeitonas verdes fatiadas (usei 100g)

Passas sem sementes, pretas ou brancas (usei 50 g)

1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco

1 xícara (chá) de azeite de oliva

Orégano

Sal



Modo de fazer



Depois de bem higienizadas corte as berinjelas em quatro pedaços pelo sentido do comprimento e torne a cortar cada pedaço em quatro ou cinco. Deixe-os numa mistura de água com um pouco de sal (1 colher de sopa) e um pouquinho de vinagre enquanto corta os demais legumes.

Corte também os pimentões em pedaços grandes, do tamanho das berinjelas. Descasques as cebolas e corte-as em quatro partes.

Escorra bem as berinjelas e coloque-as numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados. Junte

Metade do maço de manjericão (só as folhinhas) tempere com sal (use pouco) junte todo o vinagre e apenas 1/4 de xícara do azeite de oliva.

Leve ao forno preaquecido e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos (a minha levou mais 20).

Se tiver duvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um grafo, elas devem estar macias e no fundo da assadeira ainda haverá um pouco de vinagre.

Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junte as passas, as azeitonas, orégano a gosto e o restante do azeite, misture e corrija o sal se necessário. O restante das folhinhas de manjericão pode ser acrescentado agora ou somente no momento de servir.

Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.





Na foto que você visualiza acima não está toda a quantidade que rende dessa salada pronta, eu acredito que ela deva servir umas 10 pessoas tranquilamente. Rende muito bem

Um comentário: